Funcionários do Legislativo Municipal combinaram de vir de roupas em tons de azul nesta quinta-feira (10). A ação é em apoio à Campanha Novembro Azul, que reforça ações para o bem-estar físico, social e emocional, englobando à prevenção ao câncer de próstata.
Confira todas as fotos do nosso ensaio:
CÂNCER DE PRÓSTATA-
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e no mundo é o sexto tipo mais comum e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Segundo médicos oncologistas, o câncer de próstata em estágio inicial, geralmente não causa sintomas e tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, dificuldade de urinar, impotência sexual, sangue no líquido seminal, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, ou quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
O risco também é maior entre homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Uma dieta rica em carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de ter câncer de próstata.
CUIDADOS-
Os especialistas enfatizam que entre os principais fatores de risco do câncer de próstata está o estilo de vida. Além de manter uma vida equilibrada, com dieta balanceada e prática de exercícios físicos, a realização de exames periódicos é fundamental para a prevenção e detecção precoce de qualquer tumor na próstata.