Camisetas, camisas e blusas. Todos de rosa! Foi assim que os colaboradores da Câmara Municipal de Colorado vieram vestidos na quarta-feira (05/10). O gesto é em apoio ao Movimento Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo e que tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama. Segundo dados internacionais, este é o tipo de câncer que mais afeta e mais mata mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil. Mulheres com idade acima de 35 anos são as principais vítimas, embora homens também estão sujeitos à desenvolverem a doença, ainda que em menor proporção.
Os servidores da Câmara aproveitaram o momento para comemorar a cura da diretora da Casa, Valdirene Giacomini, que venceu a luta contra um câncer no cérebro. Como é possível ver nas fotos registradas na campanha do ano passado (), Val, como é carinhosamente chamada pelos funcionários do Legislativo, estava de lenço por conta da queda de cabelo, ocasionada pelo tratamento. Mas isso não lhe arrancou o sorriso dessa guerreira e não a fez desanimar. A determinação por viver era maior que o fator estético.
“Pra mim a questão estética era o de menos. Eu sempre pedia a Deus força para continuar o tratamento e não desanimar. Eu precisava vencer, não só por mim, mas pelos meus filhos que não poderiam ficar sem mãe, pelo meu esposo, minha mãe, minha família. Foi uma fase difícil, mas Deus me deu a paz necessária para enfrentar minha batalha. Passou. Eu venci”, relata Val.
A servidora enfrentou um oligodendriglioma, um tumor de crescimento lento e que atinge o sistema nervoso central. Fez a retirada dele em junho de 2013. Mas, no final de 2014 os médicos descobriram uma sobra do tumor. Então, no ano passado Val passou sessões de quimioterapia e radioterapia.
“Força, fé e coragem. São essenciais no tratamento. A sua mente, o que passa pela sua cabeça corresponde a 50% dele. O câncer tem cura. Você pode vencer.” Este é o recado que a Val deixa para uma mulher que foi diagnosticada com câncer ou que já está passando pelo tratamento.
Confira todas as fotos do nosso ensaio em:
PREVENÇÃO-
O principal exame para detectar a doença é a mamografia. Por isso, a campanha tem como objetivo mostrar às mulheres a importância de que elas façam a prevenção, inclusive com o autoexame das mamas, e tenham o diagnóstico precoce da doença.
Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também podem contribuir para a redução do risco de desenvolver a doença.
A MOBILIZAÇÃO-
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Atualmente o Outubro Rosa envolve todo o mundo com a cor rosa e une nações pela saúde feminina.