Você está em: Vereadores»Elias Vicente de Souza

Elias Vicente de Souza

Elias Vicente de Souza é economista e funcionário público municipal. Foi eleito em 2017 para o mandato de vereador na Câmara Municipal de Colorado com 940 votos. Além de parlamentar, exerceu cargos de gestão pública: analista de crédito e fomento, diretor da Secretária de Indústria e Comércio de Colorado. Participa de diversos conselhos na comunidade, presidente do Conselho Municipal do Trabalho, em 2019, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, de Trânsito, Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa, Conselho Municipal do Turismo, conselheiro da Fundação Vale do Paranapanema – Hospital Santa Clara, entre outros.

Filho de Joaquim Vicente de Souza e Quitéria Maria de Souza, ambos in memorian, Elias Vicente é casado com Dayane Farias da Silva, gestora de recursos humanos e pai do pequeno Benjamin. Nascido em Colorado, começou a trabalhar muito cedo, como ajudante de jardineiro, e logo após como chapeiro em uma lanchonete de Colorado por vários anos, até ingressar no serviço público em 2001 quando iniciou os estudos na faculdade de economia na Universidade Estadual de Maringá.

Elias Vicente é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, denominação na qual recebeu a ordenação ao cargo de evangelista, atuando como secretário do campo eclesiástico de Colorado e professor das Escolas Bíblicas Dominicais e dirigente da Congregação do Jardim Santa Clara.

Na administração pública, atuou, entre os anos de 2001 e 2007 como analista de crédito, junto à Agência de Fomento do Paraná S.A, em parceria com o município de Colorado e a Secretaria de Trabalho e Promoção Social, tendo destacada atuação, tanto na liberação de recursos como no fomento de emprego e renda.

Entre os anos de 2008 a 2012, atuou como diretor na Secretaria de Indústria e Comércio e agente de desenvolvimento, atuando como membro de diversos conselhos municipais e realizando a interlocução entre os setores público e privado na identificação de potencialidades locais de emprego e renda. Neste período, o município procedeu à regularização e doação de terrenos industriais, atraindo inclusive, empresas de outros municípios a se instalarem em Colorado.

A partir de 2013, passou a dedicar-se ao Programa Cidade Empreendedora, ação estratégica do SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO À MICRO E PEQUENA EMPRESA na promoção do desenvolvimento regional, empreendedorismo, educação empreendedora, desburocratização e simplificação de processos de formalização de novos empreendimentos, bem como acesso a crédito, justiça e incentivo ao associativismo. Com base na Lei Geral das MPE’s, busca-se a redução do ambiente hostil que impede o surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios.

Como parlamentar, tem apresentado inúmeras indicações e projetos que versam sobre educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, serviços sociais e apoio a entidades de proteção à criança, às pessoas com deficiência e aqueles acometidos de drogadição. É membro e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. É coautor da lei municipal que preserva o patrimônio natural e cultural, da lei que concede o título de utilidade pública ao INSTITUTO O SEMEADOR, entre outras.

(As informações contidas neste perfil são de responsabilidade do parlamentar)